Dr. Rafael Sakai | Cirurgião Plástico
Tire todas as suas dúvidas sobre como a rinoplastia funciona e agende uma consulta especializada.

O que é rinoplastia? 

É a cirurgia para correções no nariz. Existem diferentes tipos de rinoplastia, os principais são: 

  1. Rinoplastia primária 

A rinoplastia primária é realizada naquele paciente que nunca foi submetido a um procedimento anterior. Este é o melhor candidato à cirurgia, uma vez que as cartilagens estão íntegras e as possibilidades de bons resultados são infinitamente maiores. 

Portanto, se você tem interesse em realizar uma rinoplastia, procure um profissional qualificado e que tenha experiência nesse tipo de cirurgia. Isso porque, sem os devidos cuidados, corre-se o risco de criar um formato insatisfatório do nariz ou de ter uma piora da respiração. Nesses casos, muitas vezes o paciente precisa se submeter a uma cirurgia revisional. 

Assim, durante a consulta pré-operatória, realizamos um estudo detalhado do nariz, considerando as particularidades do rosto de cada paciente, a fim de garantir naturalidade. 

Importante sempre enfatizar que o nariz deve ser bonito, mas principalmente funcional, ou seja, não pode haver comprometimento da respiração. 

Trabalhar com expectativas reais é muito importante. Portanto, na hora da consulta, seja sincera em relação aos seus desejos e não tenha receio de fazer qualquer pergunta. 

  1. Rinoplastia Estruturada 

Na rinoplastia estruturada, são utilizados enxertos (como, por exemplo, de costela) para reconstruir, remodelar e amenizar as dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais.  

Essa técnica permite obter resultados precisos, com muita naturalidade e alta estabilidade da ponta e das narinas, diminuindo a chance de se alterarem com o tempo. 

Prezamos tanto pela estética como pela função (respiração) do nariz. Do ponto de vista estético, os principais objetivos para se realizar uma cirurgia no nariz são corrigir deformidades como giba dorsal, ponta caída ou bulbosa (conhecida como nariz de “batatinha”) e base larga. Já do ponto de vista funcional, respirar melhor é a maior motivação dos pacientes. 

Os objetivos da rinoplastia estruturada são:  

  • Melhora da aparência e proporção do nariz; 
  • Harmonia facial; 
  • Melhora de dificuldade respiratória; 
  • Correção de assimetrias, desvios nasais, sequelas de traumatismos. 

Como é a cirurgia de rinoplastia: 

  • Tipos: fechada, em que as incisões são escondidas no interior do nariz; aberta, com incisão na columela, faixa de tecido que separa as narinas; 
  • Exposição do arcabouço osteo-cartilaginoso; 
  • Remodelagem das estruturas ósseas e cartilaginosas; 
  • Tratamento das possíveis deformidades, como desvio de septo, hipertrofia dos cornetos; 
  • Estruturação para garantia do fluxo aéreo; 
  • Fechamento das incisões. 

Como é o pós-operatório da rinoplastia: 

  • Dor: leve. Combatida com analgésicos e anti-inflamatórios. 
  • Curativos: tampão interno por 1 dia, gesso por 7 dias. 
  • Atividades físicas: estimulado a caminhada com auxílio já no primeiro dia pós-operatório. Gradualmente, retorna-se as atividades habituais em torno de 1 a 2 semanas. 
  • Não utilizar óculos por 1mês. 
  • Proteger-se do sol. 
  • Retornos ao consultório: semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês, mensal até 6 meses da cirurgia. Alta com 1 ano. 
  • Resultado já observado após retirada do gesso, porém, progressiva melhora com a diminuição do inchaço até 1 ano. 

DÚVIDAS FREQUENTES 

  1. Como é o pré-operatório? 

Nele, é fundamental avaliar: 

  • desejos e expectativas do paciente; 
  • função respiratória do nariz; 
  • anatomia do nariz, com suas assimetrias, desproporções, imperfeições estéticas; 
  • Harmonia facial. 
  1. É preciso usar tampão após a rinoplastia?  

Normalmente, não é necessário usar tampão, mas sim um splint nasal (ou canudinho), que tem a função de conter o inchaço da parte interna do nariz e de prevenir algum sangramento que possa ocorrer no septo durante os primeiros dias do pós-operatório. Uma grande vantagem do splint canulado é que ele permite respirar normalmente pelo nariz já no primeiro dia da cirurgia. 

  1. Posso associar mais cirurgias?  

A associação entre a rinoplastia e a cirurgia de aumento das mamas (prótese de silicone) é uma solução muito indicada e segura quando se deseja aproveitar a necessidade de uma cirurgia corretiva nasal para também melhorar a aparência das mamas ou até mesmo quando ambos os procedimentos são puramente estéticos. 

Isso porque, em alguns casos, é necessário fazer a rinoplastia estruturada com enxerto de costela e, então, a retirada da costela se dá pela incisão em que será colocada a prótese. 

Portanto, caso você esteja considerando a hipótese de realizar ambas as cirurgias plásticas a fim de se sentir melhor com o seu próprio corpo, converse com seu cirurgião plástico sobre a possibilidade de associá-las. 

  1. A rinoplastia deixa cicatriz? 

Algumas vezes sim. A cicatriz é bem pequena e fica na columela (tecido que separa as narinas). Quando existe a necessidade de reduzir a base larga das narinas também existirá uma cicatriz bem lateral e na base das duas narinas.  

  1. Vou consegui respirar bem após a cirurgia de rinoplastia?  

Devido ao inchaço na parte interna do nariz é difícil respirar no pós-operatório imediato. Com a regressão do inchaço ao decorrer do tempo a respiração volta ao normal.  

DICAS E OBSERVAÇÕES 

  1. A rinoplastia pode ser feita a partir dos 16 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão desenvolvidas e os pacientes possuem melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela cirurgia. 
  1. Rinoplastia funcional: atualmente é inconcebível a realização de cirurgias no nariz sem prezar pela função respiratória. Atuamos para proporcionar um nariz bonito, proporcional a face individual de cada paciente e sem comprometer ou até melhorando o fluxo de ar pelo nariz. 
  1. Respiradores bucais: trata-se de pacientes que ao longo do desenvolvimento e amadurecimento facial tiveram melhor respiração pela boca em detrimento ao nariz. Esses pacientes apresentam características típicas: giba dorsal no nariz, palato ogival, mandíbula pouco projetada, roncos, olheiras – conferindo uma desarmonia facial. 
  1. Mentoplastia: em algumas situações, para uma melhor proporção facial, deve-se associar à rinoplastia o tratamento do queixo (mentoplastias).