O que é prótese de Mento?
A mentoplastia, ou plástica do queixo, é uma cirurgia muito pouco invasiva quando o objetivo é aumentá-lo com o uso de prótese de silicone, sendo este procedimento indicado para pacientes com queixo pequeno (hipomentonismo).
A correção do hipomentonismo com prótese, portanto, consiste na colocação de pequeno implante de silicone sobre o osso da mandíbula em sua parte central. A incisão é feita por dentro do lábio inferior, na mucosa, onde a cicatrização é bastante rápida.
Como o queixo é um ponto de referência muito importante para o equilíbrio do perfil facial junto com o nariz, os resultados são surpreendentes, pois imediatamente após a cirurgia, já se aprecia a projeção do mento. Outro aspecto interessante desta cirurgia é a sua reversibilidade, ou seja, retirado o implante por qualquer razão que seja, volta-se exatamente à situação anterior à cirurgia.
Vantagens
Melhora a harmonia facial a vários níveis:
- Projeta um queixo recuado;
- Altera a forma e a dimensão do queixo;
- Melhora a posição do queixo em relação a outras estruturas da face;
- Melhora o perfil;
- Corrige assimetrias;
- Melhora a definição da linha da mandíbula.
O procedimento pode ser feito de forma isolada ou pode ser combinado com outras cirurgias para melhorar o contorno facial. As mais comuns são a lipoaspiração do pescoço e a rinoplastia.
Para quem é indicado?
Indicada tanto para homens como para mulheres com um bom estado de saúde geral e expetativas realistas. Bons candidatos para a Mentoplastia reúnem normalmente algumas das seguintes características:
- Um queixo pequeno e retraído;
- Irregularidades no queixo;
- Duplo queixo;
- Acumulação de gordura na parte inferior do mento;
- Linha da mandíbula assimétrica e pouco definida;
- Nariz grande ou proeminente;
- Estrutura facial desequilibrada.
Como é a cirurgia?
É realizada com sedação e anestesia local e dura cerca de 45 minutos.
O aumento do mento é realizado através da colocação de uma prótese específica, através de uma incisão interna (por dentro da boca).
A prótese integra-se nos elementos naturais do rosto, junto da zona muscular, pele e gordura, o que permite alcançar um resultado muito natural.
De uma forma geral, a Mentoplastia proporciona resultados duradouros e definitivos.
Cada caso é analisado de forma individual para oferecer a cada paciente uma solução personalizada. Existem implantes de mento fabricados em diversos materiais, com características e indicações diferentes. Os implantes de silicone são, de longe, os usados com maior frequência, pela facilidade de colocação, versatilidade, flexibilidade e disponibilidade num grande leque de formas e dimensões.
Pós-operatório
O tempo de recuperação da mentoplastia é de cerca de uma semana. Durante este período, espera-se algum desconforto que é facilmente atenuado com a toma de analgésicos.
Desde o primeiro momento, o paciente pode abrir e fechar a boca normalmente – embora com algumas restrições para garantir a total cicatrização da incisão interna.
Durante a primeira semana, é normal existir algum edema (inchaço), que varia de intensidade consoante os casos e desaparece de forma gradual.
Para otimizar os resultados da mentoplastia, os pacientes devem cumprir com exatidão todas as recomendações médicas:
- Descansar, mas andar é muito importante para promover a circulação;
- Dormir com a cabeça elevada;
- Mantenha uma boa higiene oral (escovar os dentes com cuidado);
- Tomar a medicação prescrita;
- Manter uma alimentação equilibrada e beber muita água;
- Opte por alimentos mais macios;
- Não se expor diretamente ao sol;
- Para aliviar o desconforto e diminuir o edema, pode utilizar compressas frias em intervalos de 20 minutos;
- Não fumar.
Nos primeiros 3 meses, os pacientes devem evitar a exposição solar ou situações com temperaturas elevadas, como saunas, para diminuir o risco de cicatrização inestética.
Tipo de cicatriz
Cicatriz interna: fica localizada por dentro da boca, entre o lábio inferior e a gengiva;
Cicatriz externa: fica localizada por baixo do queixo. Apesar de ser externa, fica escondida e praticamente imperceptível.
Tipo de anestesia
Geralmente realizada com sedação e anestesia local. A sedação é administrada por via intravenosa pelo médico anestesista e, quando o paciente estiver a dormir, são administrados os anestésicos locais na zona do mento, para que o paciente não sinta qualquer dor ou desconforto durante a cirurgia.
Qual a diferença da mentoplastia e cirurgia ortognática?
Na cirurgia ortognática, a correção é realizada por meio de uma série de procedimentos que visa, em conjunto, corrigir as bases ósseas do crânio.
Portanto, a cirurgia de mentoplastia está entre os procedimentos usados na cirurgia ortognática. Ela faz parte desse escopo completo de técnicas focadas na correção óssea do crânio.
Existem outras técnicas e conceitos aplicados na cirurgia ortognática que vão além da mentoplastia. Para cada região óssea, um nome distinto é dado. Mas estão basicamente focados em uma região aproximada, como é o caso do mento, da mandíbula e da maxila.