O que é Mamoplastia Estruturada?
É uma técnica de mamoplastia que possibilita a correção de diversos problemas relacionadas às mamas, como:
- mamas caídas (ptose mamária),
- mamas assimétricas,
- mamas tuberosas;
- mamas muito grandes.
As pacientes que desejam melhorar o aspecto de suas mamas, deixando-as mais arredondadas, firmes e que querem mamas com colo bem marcado, podem ser beneficiadas pela técnica de Mamoplastia Estruturada, que foi exclusivamente desenvolvida e publicada pelo Dr. Rafael Sakai, com o objetivo de garantir um resultado duradouro, com mamas firmes e com colo marcado.
Para quem a Mamoplastia Estruturada é indicada:
A Mamoplastia Estruturada pode ser indicada para a realização de pacientes que desejam a redução da mama, mastopexia (levantamento das mamas) e/ou para pacientes que desejam a redução das mamas associada ao implante de silicone, visando uma silhueta mais preenchida e principalmente um colo bem marcado.
Todos esses detalhes e necessidades são avaliados em consulta, para que juntos, médico e paciente, possam definir qual a melhor técnica cirúrgica de acordo com o biotipo e objetivo a ser alcançado!
Como é o pós-operatório da Mamoplastia Estruturada:
- Dor: leve. Combatida com analgésicos e anti-inflamatórios.
- Ao dormir ou descansar: importante cautela, evitando deitar-se de bruços e movimentar demasiadamente os braços.
- Roupas: recomendado a utilização de malhas compressivas pós-cirúrgicas, geralmente, por de 1 a 2 meses.
- Atividades físicas: é recomendável praticar caminhada com auxílio já no primeiro dia de pós-operatório e evitar carregar peso por 1 mês. Gradualmente, pode-se retornar às atividades habituais em torno de 1 a 2 semanas, já as atividades físicas são liberadas após de 2 a 3 meses.
- Retornos ao consultório: semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês, mensal até 6 meses após a cirurgia. Após este período, o acompanhamento é semestral.
- Resultado final: pode ser observado no pós-operatório imediato, porém, a redução do inchaço acontece progressivamente.
DÚVIDAS FREQUENTES
- Que tipo de anestesia é utilizada na Mamoplastia Estruturada?
Para essa cirurgia, é utilizada a anestesia geral, que oferece maior segurança e conforto às pacientes.
- Será que a Mamoplastia Estruturada é indicada para o meu caso?
A Mamoplastia Estruturada é indicada para as pacientes que desejam redução da mama e/ou mastopexia, com colocação de implante de silicone. Portanto, se você não está satisfeita com as mamas muito grandes, caídas, assimétricas, flácidas ou tuberosas, você pode ser uma candidata. Na dúvida, converse com seu cirurgião sobre o seu caso.
DICAS E OBSERVAÇÕES
- Grande parte do volume mamário é gordura. Assim, recomendamos que as pacientes estejam perto do seu peso ideal para a cirurgia, para evitar que, com um posterior emagrecimento, as mamas voltem a apresentar algum grau de flacidez.
- A amamentação após a cirurgia de redução das mamas pode ser reduzida, em virtude da remoção parcial da glândula mamária.
- Para esta cirurgia não existe idade mínima ou máxima, desde que haja indicação clínica.
- Uma nova proposta discutida nos últimos congressos consiste em uma maior remoção do conteúdo mamário, com substituição deste por uma prótese de silicone. Assim, consegue-se mamas mais firmes, projetadas e com um colo mamário mais preenchido, com um resultado mais duradouro. Consulte seu médico se esta proposta se encaixa para o seu caso.