Tire todas as suas dúvidas sobre como a gluteoplastia funciona e agende uma consulta especializada.

O que é gluteoplastia? 

Ter um bumbum bem torneado e empinado é o sonho de muitas mulheres. Contudo, nem todas conseguem alcançar esse resultado apenas com exercícios e dietas. 

A gluteoplastia, ou prótese de glúteo, é a cirurgia que faz a correção de assimetrias e depressões, promove o aumento do volume e da projeção do bumbum e melhora o contorno corporal posterior.  

Nesta cirurgia, a prótese é colocada no interior do músculo glúteo máximo, e a incisão fica localizada no sulco entre as nádegas. 

Esse procedimento pode ser associado à lipoaspiração (retirada de gordura) da região lombar (acima do bumbum) e das coxas para melhorar o contorno global e à lipoenxertia (implante da gordura retirada durante a lipoaspiração) para aumento do volume ou para correção de assimetrias e irregularidades. 

Para quem a gluteoplastia é indicada:    

Pacientes que desejam aumentar o volume e a projeção das nádegas (bumbum), para melhorar o contorno corporal posterior ou para correção de assimetrias e depressões. 

Como é a cirurgia da gluteoplastia: 

  • Incisão: localizada no sulco entre as nádegas (camuflada). 
  • Colocação de implante de silicone (prótese) no interior no músculo glúteo máximo. 
  • Possibilidade de lipoenxertia (implante de gordura do próprio paciente) para aumento de volume ou para correção de assimetrias e irregularidades. 
  • Possibilidade de lipoaspiração (retirada de gordura) da região lombar (acima do bumbum) e das coxas, para melhor contorno global. 

Como é o pós-operatório da gluteoplastia:   

  • Dor: moderada. Combatida com analgésicos de diferentes potências e anti-inflamatórios. 
  • Ao dormir ou repousar: importante cautela quanto a posição para se sentar ou deitar nos primeiros dias após a cirurgia. 
  • Pontos: retirados em 2-3 semanas, geralmente a cicatriz torna-se praticamente invisível. 
  • Dreno: geralmente utilizado por uma semana. 
  • Roupas: é recomendado utilizar de malha compressiva pós-cirúrgica, geralmente, por 1 a 2 meses.  
  • Atividades físicas: é recomendável praticar caminhada com auxílio já no primeiro dia de pós-operatório e evitar carregar peso por 1 mês. Gradualmente, pode-se retornar às atividades habituais em torno de 1 a 2 semanas, já as atividades físicas são liberadas após 3 meses.   
  • Retornos ao consultório: semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês, mensal até 6 meses da cirurgia. Após este período, o acompanhamento é semestral. 
  • Resultado final: Pode ser visto imediatamente, no entanto, só aparece depois da redução do edema (inchaço), o que demora cerca de 30 dias.   

DÚVIDAS FREQUENTES 

  1. Quais são os tipos de gluteoplastia?  

Existem duas técnicas para aumentar o volume nesta região: através de implantes de próteses de silicone ou de enxerto de gordura do próprio paciente. Ambas são seguras, mas possuem suas diferenças. 

  • Implante de próteses de silicone: neste tipo de gluteoplastia, é feita uma incisão (corte) no sulco vertical natural que existe entre as nádegas, para introdução das próteses. A escolha delas varia de acordo com fatores individuais e deve ser feita em conjunto pelo paciente e o cirurgião plástico. O silicone confere um formato mais arredondado às nádegas. 
  • Enxerto de gordura: este tipo de gluteoplastia é normalmente associado a uma lipoaspiração. Dessa forma, a gordura (da barriga ou das pernas, por exemplo) é extraída de uma parte do corpo e reposicionada na região dos glúteos. 

A escolha de qual técnica será utilizada na gluteoplastia deve ser tomada em conjunto com o cirurgião plástico, alinhando: expectativas, tipo de corpo, resultados de exames, dentre outras considerações. 

  1. Como escolher o tipo de prótese para gluteoplastia? 

Existem os implantes redondos (semiesféricos) ou ovais. Os critérios de escolha estão sujeitos ao biótipo da pessoa: devem ser escolhidos de acordo com o formato do corpo e, além disso, com os objetivos do paciente.  

  1. Como escolher o tamanho da prótese para gluteoplastia? 

O formato e tamanho do bumbum são avaliados e com base nisso, a paciente é orientada sobre o volume que ficará melhor do ponto de vista estético. Mas é a escolha do tamanho e formato de corpo que garantirá um resultado harmônico para aquele volume escolhido de prótese. 

DICAS E OBSERVAÇÕES 

  1. O glúteo e a região posterior do tronco (lombar) são esteticamente dependentes. Assim, o tratamento de toda região posterior, com lipoaspiração do dorso, em especial da região lombar, e o implante de próteses nos glúteos devem acontecer em sinergia para uma boa harmonia corporal. 
  1. Resultados surpreendentes são conseguidos com a gluteoplastia em pacientes orientais. Nessas pacientes, geralmente, os glúteos são pouco projetados, mesmo com a musculatura tonificada. Assim, o implante de próteses glúteas proporciona aumento do volume, conformação mais arredondada e maior projeção.