Dr. Rafael Sakai | Cirurgião Plástico
Tire todas as suas dúvidas sobre como a ritidoplastia, também conhecida como face lifting, funciona e agende uma consulta especializada.

O que é face lifting? 

A cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para atenuar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço, que ocorrem de maneira lenta e progressiva, incluindo todos os componentes da estrutura facial.  

Para quem o face lifting é indicado:   

Pacientes com envelhecimento facial mais avançado (os que não podem ser corrigidos por técnicas menos invasivas) ou flacidez excessiva no rosto. Essa cirurgia costuma ser realizada em pacientes com mais de 40 anos.    

O objetivo é reduzir alguns dos sinais característicos do envelhecimento, tais como: acentuação das rugas na testa, queda das sobrancelhas, aparecimento de papada, pele frouxa, excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula, excessos de pele e rugas ao redor dos olhos, queda das bochechas, excesso de pele embaixo do pescoço, acentuação do sulco entre o nariz e a boca.  

Apesar de ser impossível prever a duração dos resultados, os efeitos da cirurgia são duráveis e dão uma aparência muito melhor.   

Como é a cirurgia do face lifting: 

  • A pele dos músculos é deslocada até a linha previamente marcada na face; 
  • Alguns pontos são dados na musculatura suspendendo e tratando a flacidez muscular;  
  • A pele é reposicionada e o excesso dela é retirado após leve tração;  
  • Se existir muita flacidez, pode ser necessário uma cicatriz abaixo do queixo para correção da musculatura do pescoço; 
  • No caso de gordura localizada na região da papada, também podemos associar a lipoaspiração. 

Como é o pós-operatório do face lifting: 

  • Ao dormir ou repousar: evite ficar de barriga pra cima, abaixar a cabeça, fazer movimentos bruscos ou ficar muito tempo deitado;  
  • Fazer sessões de drenagem linfática; 
  • Cuidados com a pele:  evitar o uso de cosméticos na primeira semana após a cirurgia, evitar a exposição solar e usar protetor solar diariamente. 

DÚVIDAS FREQUENTES 

  1. Fica muito inchado no pós-operatório do face lifting?  

Nos primeiros 3 a 4 dias o inchaço é maior. É recomendável fazer sessões de drenagens linfáticas que ajudarão na eliminação do excesso de líquido.  

  1. Minilifting ou lifting facial: qual a diferença?  

O tamanho das cicatrizes, pois no minilifting tratamos apenas um ou dois terços da face, já no lifting, os três terços da face (fronte, maçãs e pescoço) são tratados.  

  1. Posso tratar as rugas apenas com face lifting?  

Não. O lifting facial é indicado para tratar a flacidez da face. As rugas estáticas ou dinâmicas vão necessitar de tratamento complementar como: preenchimentos, toxina botulínica e peelings.  

  1. O face lifting deixa cicatrizes?  

Sim. A extensão da cicatriz vai depender das regiões que serão tratadas e do grau de flacidez tissular (flacidez da pele). Podem atingir a parte superior e a região das têmporas (laterais da cabeça). 

  1. Qual é o tipo de anestesia usada no face lifting?  

Anestesia local com sedação assistida ou anestesia geral. 

  1. Podemos associar outra cirurgia ao face lifting?  

Sim, a cirurgia de pálpebras (blefaroplastia) é a mais frequentemente associada ao face lifting.  

  1. Quantos anos é possível rejuvenescer com face lifting?  

Um bom resultado trará certa jovialidade, com a face completamente esticada e sim com uma aparência natural, saudável e descansada;  

  1. Quais os tipos de face lifting? 
  • Lifting temporal: melhora a posição dos supercílios e melhora as rugas profundas na região da testa.  
  • Lifting cervicofacial: técnica semelhante a ritidoplastia clássica, remove-se o excesso de pele e flacidez da face e pescoço, além de tratar a musculatura e reposicionar as estruturas faciais.