Tire todas as suas dúvidas sobre como a Braquioplastia funciona e agende uma consulta especializada.

O que é Braquioplastia?  

A Braquioplastia é a Cirurgia para remoção da flacidez (excesso de pele) e/ou gordura dos braços, tem como objetivo reduzir o excesso de pele e gordura nos braços (entre a axila e o cotovelo), dar uma aparência mais tonificada aos braços e contornos suaves. 

Para quem a Braquioplastia é indicada:  

Normalmente esse procedimento é indicado para quem possui flacidez e gordura nos braços. Em geral, isso ocorre em pacientes que perderam muito peso, como após uma cirurgia bariátrica ou reeducação alimentar, ou principalmente após o envelhecimento para quem tem predisposição genética para flacidez. 

Como é a cirurgia da Braquioplastia? 

As incisões da Braquioplastia são geralmente feitas na parte medial do braço, podendo se estender da axila até o cotovelo, dependendo da quantidade de pele e gordura a serem removidas. A lipoaspiração pode ser associada. A sutura da pele oferece um contorno suave, uniforme e bem torneado já no pós-operatório imediato. 

Como é o pós-operatório da Braquioplastia? 

  • Dor: moderada. Tratada com analgésicos e anti-inflamatórios. 
  • Dreno: raramente necessário a utilização de dreno. 
  • Roupas: recomendado a utilização de malhas compressivas pós-cirúrgicas, geralmente, por 1 mês. 
  • Atividades físicas: estimulado a caminhada com auxílio já no primeiro dia de pós-operatório. Gradualmente, retorna-se às atividades habituais em torno de 1 a 2 semanas. Recomenda-se evitar carregar peso por 1 mês. Atividades físicas são liberadas após 3 meses. 
  • Cuidados com a pele: importante hidratação com cremes e óleos. Recomendado proteger as cicatrizes do sol por 6 meses. 
  • Retornos ao consultório: semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês, periódicos até 6 meses da cirurgia.
  • Resultado final: 3 a 6 meses. As cicatrizes podem mudar até 1 a 2 anos após a cirurgia. 

DÚVIDAS FREQUENTES 

  1. O que pode ser tratado por meio de uma Braquioplastia? 
  • Aumento de gordura, sem flacidez de pele. Pode ser tratado com a técnica da lipoaspiração. 
  • Flacidez de pele, sem aumento de gordura. Neste caso, a única opção cirúrgica é a ressecção de pele, sem lipoaspiração. 
  • Flacidez de pele e aumento de gordura. Pode-se associar a técnica de lipoaspiração com ressecção de pele.  
  1. Qual anestesia é mais usada para a Braquioplastia? 

Anestesia geral. 

  1. A cicatriz da Braquioplastia fica visível? 

No caso da lipoaspiração, escondidas na axilar e região cubital. Na cirurgia de ressecção, a cicatriz fica na região medial do braço, localizada em local que fica, em geral, oculto da visualização. 

DICAS E OBSERVAÇÕES 

  1. O emagrecimento e o envelhecimento podem resultar em braços com excesso de pele e gordura, levando a uma aparência flácida, mesmo com a melhora do tônus muscular através de exercícios físicos. 
  1. A satisfação de ter um contorno dos braços agradável, torneado e sem excessos de pele e gordura se sobrepõe em muito a presença de cicatrizes. Assim, consegue-se utilizar blusas de alça, justas e que exponham os braços sem restrição.