O que é blefaroplastia?
A pálpebra caída, decorrente do processo natural de envelhecimento, gera um grande incômodo, deixando o rosto com aparência de cansaço ou tristeza. Nos casos mais avançados, além do problema estético, há também um problema funcional, pois o excesso de pele das pálpebras acaba diminuindo o campo de visão e a sensação de luminosidade do ambiente. Uma forma de corrigir a flacidez muscular, tratar o excesso de pele e bolsas de gordura nos olhos é através da blefaroplastia, que permite solucionar tanto o desconforto estético quanto funcional das pálpebras. A cirurgia é rápida, realizada normalmente em cerca de 90 minutos, com anestesia local e sedação.
Para que a blefaroplastia é indicada:
- Rejuvenescimento facial;
- Melhorar o aspecto funcional;
- Retirada do excesso de pele ou reposicionamento das bolsas de gordura;
- Suavização entre os olhos e a estrutura óssea adjacente.
Como é a cirurgia da blefaroplastia:
- Incisão: localizada estrategicamente no sulco da pálpebra superior e abaixo dos cílios na pálpebra inferior, deixando as cicatrizes escondidas;
- Retirada do excesso cutâneo e do excesso das bolsas de gordura;
- Reposicionamento das bolsas de gordura, com suavização da transição das pálpebras e a região malar;
- Sutura (também chamado de ‘pontos’) com fios delicados.
Como é o pós-operatório da blefaroplastia:
- Dor: mínima.
- Inchaço e manchas roxas: diminuem com o passar dos dias, mas para isso, é necessário uso de óculos de sol e compressas geladas nos primeiros dias.
- Pontos: retirados na primeira semana.
- Retornos ao consultório: semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês, mensal até 6 meses da cirurgia. Posteriormente, acompanhamento semestral.
- Resultado final em 3 meses, após regressão total do inchaço.
DÚVIDAS FREQUENTES
- Em qual idade é indicada a fazer blefaroplastia?
Não existe idade ideal. Basta existir uma indicação médica para correção da imperfeição a ser corrigida.
- Na blefaroplastia, onde ficam as cicatrizes?
A pele das pálpebras não é espessa, as cicatrizes tendem a ficar bem finas e disfarçadas nos sulcos da pele. Na pálpebra superior, ela se mantém escondida no sulco palpebral e na pálpebra inferior, bem abaixo da linha ciliar.
- Qual anestesia usada na blefaroplastia?
Anestesia local associada a sedação.
- Por quanto tempo os olhos ficam inchados e roxos após a blefaroplastia?
Pode varia para cada paciente, mas inchaço e as manchas roxas são piores nos primeiros 3 dias. Recomendamos o uso de compressas geladas e dormir com travesseiros mais altos evitando o aumento do inchaço e na redução das manchas roxas.
- Em quanto tempo terei o resultado definitivo da blefaroplastia?
Varia a cada caso, dependendo da evolução do inchaço e cicatrização de cada paciente.
- Preciso fazer drenagens linfáticas após a blefaroplastia?
Sim, é recomendável fazer o quanto antes para a diminuição do inchaço e remodelação das cicatrizes, evitando assim as retrações.
- Vou dormir com os olhos entreabertos por muito tempo após a blefaroplastia?
Não. Após a cirurgia, durante alguns dias, a região onde foi retirado o excesso de pele fica tensionada por conta do inchaço. Por isso, é recomendável fazer drenagem linfática, ela ajuda na redução progressiva do inchaço e aos poucos os olhos voltam a se fechar.
- Quando os pontos são retirados após a blefaroplastia?
Em torno de 3 a 5 dias. Os pontos são extremamente finos e dados internamente. A região das pálpebras apresenta excelente cicatrização e as cicatrizes tendem a se tornarem imperceptíveis após alguns meses.
DICAS E OBSERVAÇÕES
- A queda das sobrancelhas pode simular um excesso de pele nas pálpebras superiores, porém deve ser corrigida com o lifting da testa. A realização precipitada da blefaroplastia nestes casos, pode agravar o aspecto envelhecido e triste da face.
- Atualmente, a blefaroplastia é realizada com reposicionamento das bolsas de gordura, conferindo um aspecto mais jovial às pálpebras. A retirada excessiva de gordura pode levando a um aspecto “cadavérico”.