Dr. Rafael Sakai | Cirurgião Plástico
Tire todas as suas dúvidas sobre como a abdominoplastia funciona e agende uma consulta especializada.

O que é abdominoplastia? 

A abdominoplastia consiste na eliminação do excesso de pele do abdômen, remoção das estrias infra umbilicais (abaixo do umbigo), correção da flacidez abdominal, decorrente do ganho de peso ou da gestação, e correção da diástase dos músculos abdominais, para corrigir o afastamento do músculo e moldar a cintura. 

Para que a abdominoplastia é indicada:  

  • Correção do excesso de pele do abdome; 
  • Remoção das estrias infra umbilicais; 
  • Correção da flacidez abdominal decorrente de ganho de peso ou de gestação; 
  • Harmonia corporal, melhora a proporção entre a cintura e o quadril, bem como do abdome com o tronco. 

Como é a cirurgia da abdominoplastia: 

  • Incisão: curvilínea, logo acima dos pelos pubianos, sempre de aspecto uniforme. Resultará em uma cicatriz que ficará escondida pelas roupas íntimas ou biquínis. 
  • Tratamento da musculatura abdominal: consiste no fortalecimento da parede abdominal (músculos) para correção da frouxidão muscular e para delinear da cintura. 
  • Remoção da pele e gordura localizados abaixo do umbigo. 
  • Reposicionamento da cicatriz umbilical em sua correta topografia, com cicatrizes imperceptíveis. 

Como é o pós-operatório da abdominoplastia: 

  • Dor: moderada, sendo maior quando associada a lipoaspiração. Tratada com analgésicos e anti-inflamatórios. 
  • Dreno: pode ser necessário a utilização de dreno, geralmente, por 1 semana. 
  • Roupas: recomendado a utilização de malhas compressivas pós-cirúrgicas, geralmente, por 1 mês. 
  • Atividades físicas: é recomendável praticar caminhada com auxílio já no primeiro dia de pós-operatório e evitar carregar peso por 1 mês. Gradualmente, pode-se retornar às atividades habituais em torno de 1 a 2 semanas, já as atividades físicas são liberadas após 3 meses. 
  • Cuidados com a pele: importante manter a hidratação da área com cremes e óleos. Recomendado proteger as cicatrizes do sol por 6 meses. 
  • Drenagem linfática: imprescindível quando realizado lipoaspiração. 
  • Retornos ao consultório: semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês, mensal até 6 meses após a cirurgia. Após este período, o acompanhamento é semestral. 
  • Resultado final: de 3 a 6 meses. As cicatrizes podem mudar até 1 a 2 anos após a cirurgia. 

DÚVIDAS FREQUENTES 

  1. Quais são os tipos de abdominoplastia?  

Existem quatro principais e mais conhecidos: a lipoabdominoplastia, a mini abdominoplastia, a abdominoplastia em âncora e abdominoplastia circunferencial. 

  • Lipoabdominoplastia: é a associação de Lipoaspiração com Abdominoplastia. É indicado para pacientes com pouca gordura corporal que desejam evidenciar e definir ainda mais a musculatura corporal.  A combinação dessas cirurgias proporciona resultados mais efetivos, pois permite melhor harmonização do tronco, através da remoção da gordura localizada nos flancos, no dorso, na região acima do glúteo, bem como do próprio abdome. Assim, consegue-se diminuir a circunferência da cintura e melhorar a definição do contorno abdominal. 
  • Mini abdominoplastia: Indicada para pacientes com flacidez exclusivamente abaixo do umbigo. Também permite a correção da frouxidão muscular. Resulta em cicatriz de menor extensão. 
  • Abdominoplastia em âncora e abdominoplastia circunferencial: Indicada para pacientes que tiveram grande emagrecimento, geralmente após cirurgias de obesidade. São técnicas para remoção de maior excesso de pele e gordura, dependendo da localização da flacidez.  
  • Na abdominoplastia em âncora, consegue-se retirar o excesso de pele tanto na vertical como na horizontal, porém resulta em uma cicatriz vertical logo acima dos pelos pubianos (como uma âncora). Bem indicada em casos em que o paciente já apresenta uma cicatriz vertical da cirurgia bariátrica.  
  • Já na abdominoplastia circunferencial, consegue-se retirar o excesso de pele tanto do abdome anterior como do dorso (acima dos glúteos). 
  1. Abdominoplastia ou mini abdominoplastia: qual é a melhor opção? 

Embora ambos os procedimentos possam ajudar a melhorar os contornos da área abdominal, existem quatro diferenças primordiais entre eles:   

  • Tamanho da incisão: Na abdominoplastia, a incisão vai de um lado a outro do quadril, podendo ser ampliada para flancos e dorso (circunferencial). Já na mini abdominoplastia, a incisão é um pouco mais curta.  
  • Nível de correção: A abdominoplastia corrige a flacidez da pele de todo o abdome e repara os músculos abdominais das costelas até o púbis. Remove as estrias inferiores ao umbigo e fortalece a musculatura de toda a parede abdominal. Por sua vez, a Mini abdominoplastia corrige a diástase abdominal, porém com menor retirada de pele.  
  • Posição do Umbigo: Na abdominoplastia, devido ao reposicionamento da pele da parte superior do abdome, é necessário refazer toda a região do umbigo. Na Mini abdominoplastia, por sua vez, é feita uma tração do abdome inferior como um todo, sem cortes no umbigo, o qual fica numa posição levemente mais baixa que a original. 
  • Tempo de cirurgia e de recuperação: O tempo da abdominoplastia é maior e tem um período mínimo de repouso relativo de 15 a 30 dias. Já no caso de uma Mini abdominoplastia, o período de recuperação é mais rápido, já que o procedimento é mais curto. 
  1. É possível realizar novamente a abdominoplastia? 

Sim, chamamos de abdominoplastia secundária. Com isso, conseguimos aprimorar ainda mais o resultado, atuando novamente no excesso de pele, no excesso de gordura e na flacidez muscular. Sempre buscando um abdome natural e definido, com relevo enfatizando a musculatura abdominal. 

  1. Como é a cicatriz da abdominoplastia? 

A cicatriz resultante da cirurgia de abdominoplastia costuma preocupar bastante os pacientes. Porém, o cirurgião plástico deve se dedicar ao máximo na realização da técnica cirúrgica adequada para obter cicatrizes com as seguintes características: uniformes, curvilíneas, sem sobras de pele nas laterais (orelhas) e baixas (para serem escondidas dentro do biquíni). No caso do umbigo, é importante as seguintes características pós-operatórias: umbigo pequeno, “para dentro”, com cicatriz imperceptível ou discreta e com aspecto vertical e não horizontal e nem “triste”. Vale lembrar que a qualidade da cicatriz não depende apenas da técnica cirúrgica, mas também de fatores genéticos e dos cuidados pós-operatórios que devem ser tomados pelos próprios pacientes. Além disso, o amadurecimento da cicatriz demora meses e cada pessoa tem o seu ritmo.  

  1. Que tipo de anestesia é utilizada na abdominoplastia? 

O procedimento pode ser feito com bloqueio espinhal (anestesia peridual ou raquianestesia) ou anestesia geral. 

  1. Poderei ter filhos após a cirurgia de abdominoplastia?  

Sim. A cirurgia de abdominoplastia não te impede de ter outros filhos, porém orientamos que tenha todos as gestações antes de se submeter a uma cirurgia de abdominoplastia. Quanto ao resultado, só será preservado se na nova gestação seu peso for controlado.  

  1. O que é recomendado fazer após a cirurgia de abdominoplastia? 
  • Evitar esforços de 15 a 30 dias; 
  • Não pegar peso algum por 30 dias; 
  • Manter a alimentação equilibrada, evitando alimentos que causem acúmulo de gases. Prefira alimentos com fibras; 
  • Usar a cinta durante todo o dia, por 30 dias, retirando-a apenas para o banho; 
  • Sessões de drenagem linfática.  
  1. Posso fazer a abdominoplastia logo após o parto? 

Depois do nascimento e do período de amamentação, as mulheres passam por mudanças físicas significativas. Alterações nas mamas, estrias, flacidez e acúmulo de gorduras em várias partes do corpo são algumas delas. Muitas vezes, essas mudanças são difíceis de serem corrigidas apenas com dieta e exercícios físicos.  A técnica mais indicada é a mommy makeover,  que consiste na associação da mamoplastia e abdominoplastia após a gravidez. Essa cirurgia plástica envolve uma combinação de procedimentos, sendo que as correções mais comuns ocorrem em mamas, abdome, coxas, quadris e cintura. Para recuperar a aparência abdominal, podem ser indicadas a abdominoplastia, a mini abdominoplastia e a lipoabdominoplastia. 

DICAS E OBSERVAÇÕES 

  1. A beleza do abdome após a abdominoplastia depende: 
    • da harmonia com as áreas vizinhas do corpo, como as mamas, o dorso, os glúteos; 
    • da presença de rigidez muscular, de uma boa relação cintura-quadril, de curvas, saliências e vales. Um abdome totalmente plano parece artificial; 
    • da qualidade da pele (hidratação, brilho, turgor). 
  2. As cicatrizes da abdominoplastia, quando bem localizadas e de boa qualidade, podem ser imperceptíveis, ou escondidas por roupas íntimas ou biquínis. 
  3. A abdominoplastia não visa o emagrecimento e sim na melhora do contorno corporal e da flacidez da parede abdominal. 
  4. Deve-se sempre tentar realizar atividades físicas e estabelecer uma dieta balanceada. Mais que uma simples retirada de pele, a abdominoplastia busca melhorar a saúde, a qualidade de vida, a autoestima e a beleza global. São muitos os pacientes que, após a cirurgia, continuam a emagrecer, passam a realizar atividades físicas, a usar biquínis e roupas justas e a se alimentarem melhor. 
  5. Os períodos pré e – pós-operatórios são tão importantes quanto a abdominoplastia em si. Por isso, motivação e adesão a todo o tratamento são fundamentais.