A silhueta feminina, outrora baseada nas mamas e abdome, atualmente pode ser harmonizada em todo seu contorno. Assim, as proporções entre as unidades corporais, especialmente a diferença entre a cintura e o quadril, são as principais características do corpo feminino, até mais importantes que as mamas proeminentes.
Um corpo caracterizado por linhas retas, nádegas achatadas e cintura e quadril de igual dimensão, lembrando o biotipo masculino, configuram a popularmente conhecida mulher “tábua”.
Estas mulheres, geralmente, são insatisfeitas com as proporções corporais; se consideram desarmoniosas e de pouca atratividade. Muitas mulheres orientais apresentam essas características.
Assim, a beleza deve ser baseada no conjunto, ou seja, na harmonia com linhas curvas e sinuosas entre todas as unidades do corpo: mamas, abdome, dorso e glúteos.
A lipoaspiração, técnica cirúrgica para remoção de tecido adiposo através de cânulas, iniciada na década de 80 e constantemente aperfeiçoada, proporcionou, não apenas a retirada de gordura localizada, mas a escultura do contorno corporal, tanto anterior como posterior. Assim, o abdome operado, antigamente de aspecto “chapado”, reto e quadrado, passou a apresentar curvas, luzes e sombras e se tornou muito mais belo, natural e atrativo. No contorno posterior, a lipoaspiração proporcionou o tratamento dos culotes e da região lombar, tornando esta região sinuosa, côncava, o que visualmente projeta mais o “bumbum”.
Recentemente, ainda focado em melhorar as proporções posteriores do corpo feminino, a lipoenxertia se desenvolveu e ganhou força.
Agora, parte da gordura lipoaspirada é preparada e infiltrada nos glúteos para aumento de volume e correção de depressões e assimetrias.
Não obstante, na cirurgia estética moderna, nada é mais impactante que a colocação de próteses de silicone nos glúteos, aperfeiçoada na última década. A gluteoplastia com a colocação de prótese é, em alguns casos, a única forma de se conseguir a remodelagem, a projeção, o rejuvenescimento e a harmonia global do contorno posterior.
Assim, com possibilidades cirúrgicas para todas as regiões corporais, consegue-se uma melhor harmonia, um corpo mais feminino e mulheres mais satisfeitas, felizes e auto-confiantes.